Sou babaca por ficar chateada ou tenho NÍVEL INTELECTUAL baixo?
Eu (M36) e meu parceiro (H35) estamos juntos há quase uma década entre idas e vindas. Nós divergimos um pouco em questões políticas e culturais. Eu sou uma pessoa mais mainstream e ele não é nada mainstream. Ou seja, nós nunca tivemos assuntos banais para discutir: fofoquinhas de casal, o último meme da internet, o último blockbuster do cinema... ele não consome nada além dos interesses dele, que são carros e economia. Logo, nossos maiores bate papos sempre foram sobre política e economia. Mas como eu disse antes, temos visões um pouco diferentes nesses campos.
Ele estuda economia e investimentos há uns 15 anos e eu há uns 3. Aprendi e ainda aprendo muito com ele, mas ao longo desses anos todos eu já havia reparado que às vezes ele falava comigo de forma meio condescendente, parecia que nas entrelinhas estava me chamando de burra, ou porque eu realmente não entendia do assunto ou porque eu tinha muitas dúvidas que para ele pareciam óbvias. Eu já havia verbalizado isso pra ele outras vezes, que não gostava da forma como ele falava comigo e ele me dizia que "nada a ver, eu não to chamando você de burra". Ok.
Então chegamos ao dia de hoje, mais uma vez estávamos conversando sobre questões políticas e econômicas quando ele me solta "o fato é que eu não posso falar das coisas que leio e estudo com alguém do seu NÍVEL INTELECTUAL". Se fosse antigamente eu teria começado a chorar, hoje eu só parei um momento e diminuí minha argumentação sobre o assunto, pois não tava afim de estragar minha janta (estávamos indo jantar). Sinceramente, eu acho que ele nem percebeu o que disse, por que a conversa continuou, jantamos, ele falou sobre outras coisas. Enfim, eu realmente acho que ele nem se deu conta. Mas isso não torna pior? O fato de ter sido uma frase automática e sem pensar, não quer dizer que realmente no fundo ele acha que estou abaixo dele intelectualmente? Ele me acha burra por ter uma visão diferente da dele?
Agora eu nem sei se devo falar com ele sobre, tipo "então, ontem você disse que pessoas do meu nível intelectual não te entendem. Você acha que eu sou burra por acaso? Tá fazendo o que nesse relacionamento então se eu sou tão burra assim?!
Tô perguntando aqui por que minha sessão de terapia é só quinta feira e eu gostaria de ir falar com a psicóloga com o assunto resolvido na real. Enfim, eu sou a babaca por estar chateada ou só tenho um nível intelectual baixo e não entendi o que ele quis dizer?